sábado, 17 de setembro de 2011

Torcida, Ídolos, Flamengo e Capitão Léo

Mostrem-me as bandeiras em homenagem ao Cap. Léo
Amigo rubro-negro,

Para essa humilde pessoa flamenga que vos escreve a função do torcedor, seja ele de qualquer esporte, é torcer. Torcer para que aquele clube, seleção, atleta... consiga atingir seu auge em determinada competição e conquiste o objetivo principal, a vitória/título.  Isso é normal, básico e deveria estar escrito inclusive em uma descrição bem mais detalhada nos aurélios da vida.

Creio que ao ler a descrição acima, muitos amigos torcedores  identificaram-se com a causa e em várias situações lembram-se que realmente é isso que fazem. Mas aí você pode dizer "Acho que faltou nessa lista o Cobrar Resultados". Lhe respondo que não faltou, o "Cobrar Resultados" ficou ali, perdido nas reticências pois ele pertence a um outro verbo... o de cobrar. E quem cobra é credor.

Ok, não entendi. Quer dizer que torcedor não pode cobrar?

Não, não é isso. Claro que o torcedor pode cobrar e ele vai cobrar. Mas vamos amarrar essa idéia logo mais. Comecei o texto dessa maneira devido aos últimos fatos dessa semana envolvendo, mais uma vez, o traste do Capitão Léo.

Novamente ele teve a "coragem" de bater de frente e de querer jogar a torcida CONTRA, ninguém mais ninguém menos, Zico e Júnior, dois caras que fazem parte da Nata do Rubro-Negrismo universal. Dois cara que durante anos a fio defenderam o Flamengo dentro e fora de campo. Que levaram o nome do Flamengo a ser temido e lembrado em outros continentes. Dois cara que, quando jogadores, receberam muito menos dinheiro dos cofres rubro-negros do que muito pé-de-chinelo que passou por aqui. Jogadores que na década de 80 treinavam com condições e tecnologias muito inferiores aos encontrados atualmente no Ninho do Urubu. Mas que foram lá e por conta do amor ao Manto Sagrado, honraram suas calças e trouxeram para a Gávea, juntamente com vários outros HOMENS, praticamente TUDO o que disputaram com o nome Flamengo.

Seria normal depois de toda essa vida de rubro-negrismo exemplar, que, ao se aposentarem dos gramados, tentassem a vida em cargos de dirigentes. Mas é aí que a coisa complica, lá na Gávea. Pois nas podres entranhas da cartolagem rubro-negra (como me dá ódio chamar esses vampiros de rubro-negro) é que se descobre que nem todo mundo pensa no Flamengo como eles, e muitos de nós, pensamos.

O Manto Sagrado é a minha segunda pele.
Nos anos 90 Júnior, depois de encerrar a carreira de jogagor, tentou pela primeira vez colocar ordem na casa Flamengo. Porém ao parcipar realmente, pela primeira vez dos reais bastidores rubro-negros ele descobriu quem e o que deixavam o Flamengo não crescer e tentou fazer mudanças um tanto quanto drásticas no futebol Rubro-Negro. Resultado? Foi "expulso" da Gávea e ainda tentaram colocar a torcida CONTRA ele. Dizendo que o Maestro queria jogar contra o Flamengo. O pior? É que tem acéfao que acredita. Anos depois disso? Milhões e milhões em dívidas surgem por conta de negócios escusos. A "torcida" agora queria a cabeça dos culpados. Mas e o Júnior, que tentou de alguam forma mudar os conceitos de como o Flamengo levava suas coisas? Lembrado foi, apenas por uma pequena parte que ainda gritava seu nome. A grande maioria ficou gritando por justiça, fora fulaninho, ladrão... mas e aí? Ajudaram a quem queria ajudar?

As entranhas da Gávea são povoadas por um bando de hipócritas que se dizem torcedores e que lá estão apenas para sugar TUDO o que for possível usando o nome Flamengo. E aí meus camaradas, é onde entra o nome do Capitão Léo.

Um cara que anos atrás era apenas "torcedor" de arquibancada e que por conta disso acha que é mais rubro-negro do que eu ou você. Um cara que devido à aproximação com os verdadeiros vampiros, conseguiu chegar onde chegou e lá em seu escritório, blindado por forças da mesma laia, sai atirando pra todos os lados tendo como alvo aqueles que qurem justamente fazer o Flamengo ainda maior. Esse ataque de desespero é justamente devido ao fato de que, para o Flamengo crescer, eles precisam largar o osso. E isso, caro soldado do vermelho e preto, ninguém quer.

Amigo rubro-negro que na década de 90 e que ainda não tinha como analisar os fatos pois eram muito jovens. Ao ler a história passada do Júnior, ficou parecida com algo recentemente acontecido na Gávea? Pois é.


Ultimamente o Zico é a bola da vez. Ninguém mais do que a maior de todas as jóias que a Gávea já produziu. O maior ídolo de todos, o maior nome das centenas de anos que o Flamengo tem. Entrou na gávea para gerir o futebol Flamengo, mas e aí? E aí, que para fazer o trabalho que gostaria de fazer, muita gente que mama nas tetas rubro-negras deveria perder a boquinha. Não teriam como fazer as suas artes sem que o presidente soubesse. Mas e como conseguir? Precisamos corrompê-lo!

Caralho, corromper o Zico? Fazer com que um cara que literalmente regou o gramado da gávea com sangue, que levou o Flamengo ao ápice do futebol rubro-negro jogue agora CONTRA o Flamengo? IMPOSSÍVEL!!!

Imposível até mesmo pelos discursos que o galinho vinha fazendo sobre como mudar a estrutura do futebol. De como seriam negociações, de como seriam tratados empresários que tem suas vidas facilitadas dentro dos corredores da Gávea e que eu e você sabe que pagam uma graninha aqui e ali apra verem seus jogadores vestindo o Manto. Jogadore que não entendemos o motivo de estarem ali, defendendo as cores do Maior Clube do Mundo. Então o que fazer? Mete uma crise e deixa os acéfalos fazerem o resto.

Capitão Léo, responsável pelo financeiro do Flamengo (como ter uma estrutura séria com um care desses responsável por um cargo tão importante), fez a parte dele. Negou contratações, complicou a vida do galinho, fez com que prazos fossem perdidos devido a burocracias financeiras e no final ainda acusou JUDICIALMENTE, o Zico por seus contratos com o CFZ. Acusações que após a saída do galinho da Gávea ele NUNCA conseguiu provar e que depois mudou o discursso dizendo que não havia falado bem aquilo que falou.

"O Zico é o nosso REI" Eu já gritei!
Mas agora já era tarde. Ele havia conseguido aquilo que muitos ali já queriam. Tirar do comando um cara que não poderia ser corrompido. Que não poderia ser levado a prejudicar o Flamengo. E mais... Ainda conseguiu que muitos da torcida, que não conseguem diferenciar cocô de chocolate, ficassem contra o Zico pois a culpa de tudo era dele.

Então, companheiro rubro-negro. Quando Zico ou Júnior, ou até mesmo qualquer outro ídolo Flamengo vem falar algo de que é contra o Flamengo, que não dá mais tesão de torcer pelo Flamengo... Não é o Flamengo que eu ou você idolatra. 

Eles enxergam duas coisas, duas dimenções ali dentro. Eles enxergam o Flamengo da torcida. O Flamengo que faz o trabalhador sair de casa com dinheiro contado, mas que não perde a oportunidade de ver o vermelho e preto em campo. Defendem eu e você que ao final do jogo está rouco de tanto gritar, seja no estádio, em casa ou nos bares com os amigos. Defende o cara que tá sozinho, do outro lado do mundo, vendo o jogo pela internet com uma qualidade horrível, mas que mesmo assim deixa de sair para aproveitar o dia, pois naquele dia o Flamengo estará em campo... Esse Flamengo NUNCA deixará de existir para eles.

Porém eles tiveram um outro contato com o Flamengo. E é esse Flamengo que eles não suportam ver. É saber que se vier um título, toda essa sujeira e falcatrua será escondida bem debaixo do troféu, aos olhos dos torcedores, os quais estarão cegos pelas comemorações. Nem imaginando quais serão as consequências no futuro.

Essa semana a Patrícia Amorim estava reunida com o Romário para discutir R$10 milhões de reais em dívidas. Dívidas feitas apenas ao JOGADOR. E os tantos outros milhões devidos pelo Flamengo por conta de jogadas salafrárias?

Depois um cara desses, como o Capitão Léo, vai na imprensa pra falar merda? Dizer que os caras estão com CIÚMES do Ronaldinho Gaúcho? Caralho, o Zico? É o ZICO PORRA! Como é que o Zico vai ter ciúme de algum outro jogador? Pro Zico COMEÇAR a ter ciúme de qualquer outro atleta dentro do Flamengo, este precisa apenas ganhar TUDO o que disputou pelo clube e ainda ser peça FUNDAMENTAL para esses feitos. Só isso.

Capitão Léo quer falar merda dizendo que é mais torcedor do que eles pois ia pra estádio gritar pelo clube? Deixa eu falar uma coisa, caro capita. Tá lembrado quando ficam colocando faixa "Brasileiro é Obrigação"? Pois é, quando você ia pro estádio gritar, eles não entravam (e ainda hoje não entram) com faixa dizendo "Gritar, apoiar e torcer é Obrigação" Eles iam lá e venciam tudo para que, inclusive e infelizmente, pessoas como você pudesse exibir a camisa, bandeira e zoar os amigos da arcoíris pois o time do ZICO E COMPANHIA havia vencido mais um jogo ou campeonato.

Cara, e o Capitão Léo é o que afinal?
Simples. Um escudo egocêntrico. Ele tem um poder dentro do Flamengo de vetar qualquer idéia que vá de encontro aos ideais de quem quer ganhar o seu usando o Flamengo. Um cara que por conta dessa função e para usar como distração de qualquer coisa, gosta de aparecer na mídia pra dar declaração "polêmica" e também de dar ingresso de graça pra torcedor que compartilha da mesma idéia e que o máximo que consegue é aparecer o lado dele em foto e entrar em estádio de graça. Mais NADA!

Então, caro rubro-negro. Antes de xingar o Zico, Júnior, Andrade ou qualquer outro... pensem bem ao fazerem faixa ou protesto. Pois o seu alvo está sendo o errado.  Se Júnior foi lá e foi taxado como fracassado, se o Zico foi lá e foi taxado como fracassado e durante anos e anos a coisa continua a mesma... De quem é realmente a culpa? Dos caras que não conseguiram implantar o sistema que estavam querendo e nem lá estão?

E você, torce por quem?

MENGÃO SEMPRE!

0 comments:

Postar um comentário

!!!ATENÇÃO!!! - Leia antes de comentar

1 - A administração tem SEMPRE razão

2 - Qualquer comentário como "First", "Primeirão", etc. Não será aprovado, portanto nem se dê ao trabalho.

3 - Comentários de conteúdo racista/preconceituoso não serão aprovados

4 - Comentários contendo simplesmente um link para outro blog serão rejeitados. Não faço isso e acho extremamente sem graça quando alguém o faz. Quer deixar o link como uma assinatura? Ok, mas ao menos comente algo pertinente ao assunto do post em questão.

5 - Quer ser parceiro do Blog? Vá à página de contatos, lá tem o e-mail para você fazer isso.

6 - Quer sugerir algum tipo de post, assunto, etc? Leia a resposta to item #5

7 - Comentários anônimos estão liberados (não sei o movito) porém posso muito bem reprovar qualquer um que seja devido aos motivos anteriormente citados.

8 - Não concorda ou ainda tem alguma dúvida? Leia novamente o item #1

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More